
A Quinta das Fontaltas é uma propriedade histórica localizada na região de Resende, Portugal. A sua história remonta a 1626, quando a propriedade foi estabelecida como uma quinta, ou uma grande herdade, dedicada à produção de vinho e outros produtos agrícolas. Durante os séculos XVII e XVIII, as quintas eram propriedades importantes na economia de Portugal e frequentemente pertenciam a famílias nobres ou aristocratas.
1626

No século XIX, a Quinta das Fontaltas foi adquirida pelo 4º Marquês de Belas, Dom José Inácio de Castelo Branco, que contratou o professor primário Herculano de Almeida Matos para a gerir como seu procurador. Foi durante este período que a quinta começou a produzir vinhos de alta qualidade, que eram exportados para outros países.
1850

Ao longo dos anos, a propriedade mudou de mãos várias vezes e foi herdada pela família Namora, que agora está na terceira geração de proprietários. A família continua a produzir vinhos de alta qualidade na propriedade, que tem 25 hectares, sendo 13 hectares dedicados à vinha.
A Quinta das Fontaltas produz apenas vinhos brancos, que são reconhecidos pela sua qualidade e sabor únicos. A propriedade está localizada na região de transição dos vinhos verdes, uma das principais regiões vinícolas de Portugal, conhecida por seus vinhos frescos e leves.
2010

Além de sua tradição vinícola, a Quinta das Fontaltas também tem uma história nobre e real. A propriedade pertencia à família dos Morgados de Veludo, descendentes dos Coelhos, que usavam o brasão, descendentes de D. Soeiro Viegas Coelho, que por sua vez, era descendente de D. Egas Moniz, aio de D. Afonso Henriques, primeiro Rei de Portugal. D. Olimpia Malheiro de Melo e Vasconcelos, uma madrinha da família, deixou a propriedade para o Marquês de Belas, que mais tarde a comprou.
A Quinta das Fontaltas é um exemplo de tradição e excelência na produção de vinho em Portugal. A sua história nobre e real, juntamente com a sua localização na região dos vinhos verdes, torna a propriedade uma das mais valorizadas e respeitadas na produção de vinho em Portugal.